top of page

Sorteio para definir a ordem dos desfiles do Carnaval 2023 será no dia 11 de julho


Será no dia 11 de julho, às 21 horas, na Cidade do Samba, o sorteio para a definição da ordem dos desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial no Carnaval 2023, que acontecerão nos dias 19 e 20 de fevereiro, no Sambódromo. A reserva de camarotes, com pagamento facilitado por um número maior de parcelas, deverá acontecer no mês de julho também.


O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira, dia 09, pelo presidente da LIESA, Jorge Perlingeiro, durante reunião plenária da Entidade, realizada na Cidade do Samba. Perlingeiro esclareceu que, a exemplo dos anos anteriores, o sorteio será definido através de cinco pares, objetivando o equilíbrio de forças nos dois dias de espetáculo. Os presidentes receberam uma proposta da formação desses cinco pares e terão até o dia 04 de julho para apresentar sugestões.



Jorge Perlingeiro explicou ao plenário detalhes sobre o sorteio do dia 11 de julho

Pelo Regulamento do Desfile, duas Agremiações já possuem posições definidas: Império Serrano, campeã do Grupo de Acesso Série Ouro, e a Paraíso do Tuiuti, 11ª colocada do Grupo Especial, em 2022. Caberá ao Império Serrano fazer a abertura dos desfiles de domingo, dia 19/2, e a Tuiuti será a primeira a se exibir na Segunda-Feira, 20/2.


No sorteio de cada par, a Escola cujo representante tirar a bolinha de maior número (de 1 a 10), escolherá o dia de desfile. Em seguida, haverá o sorteio da ordem de desfile (bolinhas de 2 a 6) entre as Escolas de Domingo e as de Segunda-Feira. O Regulamento dá um prazo de 10 minutos, após o sorteio, para que aconteçam possíveis trocas entre Agremiações que desfilarão no mesmo dia.


Troca-troca em cinco barracões


Na primeira reunião plenária realizada após o Carnaval 2022, o presidente da LIESA agradeceu aos presidentes pela qualidade do espetáculo apresentado por todas as Agremiações, o que mereceu muitos elogios dos parceiros da Liga, da crônica especializada e do público. Considerou que, apesar de haver menos tempo para se organizarem (cerca de nove meses, até fevereiro de 2023), está convicto de que as Escolas farão um espetáculo ainda mais emocionante que o de abril.


Perlingeiro anunciou que, em breve, acontecerão mudanças na ocupação de cinco barracões da Cidade do Samba. União da Ilha do Governador, Estácio de Sá e São Clemente, que agora pertencem ao Grupo de Acesso Série Ouro, deixarão, respectivamente, os barracões 02, 07 e 09. De volta ao Grupo Especial, o Império Serrano ficará no barracão 07. Por questões de melhor logística, o Paraíso do Tuiuti passará para o barracão 09 e a Imperatriz Leopoldinense, para o 02. A LIESA ficará com os barracões 03 e 14 - anteriormente ocupados por Tuiuti e Imperatriz - para ampliação dos setores administrativo e cultural.



Presidentes e diretores ouviram elogios pela qualidade do trabalho apresentado pelas Escolas no Carnaval

Foram apresentados três novos presidentes, eleitos recentemente: Guanayra Firmino, da Mangueira; Fábio Pavão, da Portela; e Luís Guimarães, da Vila Isabel; o quarto seria Sandro Avelar, do Império Serrano, que não pode comparecer e enviou dois representantes. Foi anunciada também a data das eleições presidenciais no Salgueiro, em 17 de julho.


Ao final da plenária, presidentes e diretores de todas as Agremiações saudaram os aniversariantes da semana, o conselheiro da LIESA e presidente de honra da Beija-Flor de Nilópolis, Aniz Abrahão David, e o presidente da Unidos de Vila Isabel, Luiz Guimarães.

(Texto: Cláudio Vieira – Fotos: Henrique Matos/LIESA)


Commentaires


bottom of page