top of page

No dia de seu aniversário, Tuiuti o anuncia o enredo para 2024: “Glória ao Almirante Negro”


No dia em que completa 71 anos de fundação, a Paraíso do Tuiuti anuncia o título do enredo que levará para a Marquês de Sapucaí no próximo Carnaval: “Glória ao Almirante Negro!”. A história faz uma homenagem a João Cândido, um marinheiro brasileiro que se engajou na luta contra os maus-tratos, a má alimentação e as chibatadas sofridas pelos colegas. Todo o desenvolvimento será do carnavalesco Jack Vasconcelos, que está de volta à Tuiuti.


A logo do enredo foi feita pelo designer e ilustrador Antônio Vieira. Ele se inspirou no universo dos quadrinhos para criar o desenho. A arte é uma capa de HQ.

“Fomos muito felizes com um enredo crítico em 2018, chegando ao vice-campeonato do Grupo Especial, abordando os 130 anos da Lei Áurea. Nesse meu retorno ao Tuiuti, resgatamos mais uma história de resistência e libertação do povo preto. Glória ao Almirante Negro! é uma louvação a quem deve ser tratado como herói. Por isso, nos inspiramos nas histórias em quadrinhos para fazer essa identidade visual do enredo”, explica Jack.



Quando passou pelo Rio de Janeiro, o Almirante Negro manteve residência em São João de Meriti, município da Baixada Fluminense, onde seus descendentes vivem até hoje. O filho caçula, Adalberto Cândido, mais conhecido como seu Candinho, ficou feliz e emocionado com a homenagem da azul e amarelo de São Cristóvão. Os familiares de João Cândido já garantiram presença no desfile da agremiação.


Em respeito à Semana Santa, a Paraíso do Tuiuti vai realizar sua festa de aniversário na próxima sexta-feira, dia 14 de abril, a partir das 21h, na quadra de ensaios. Além do lançamento oficial do enredo, haverá a apresentação do novo intérprete da escola, Pixulé. Os ingressos já podem ser comprados no telefone (21) 97398-1021. A quadra do Tuiuti fica no Campo de São Cristóvão, 33, bairro de São Cristóvão.


A Paraíso do Tuiuti foi fundada no dia 05 de abril de 1952. Em nome da Diretoria da LIESA, o presidente Jorge Perlingeiro felicita o presidente Renato Thor, diretores e componentes da Tuiuti pelo aniversário da Escola. E deseja pleno êxito nos preparativos para o Carnaval de 2024.

(Com informações e fotos da Assessoria de Imprensa da Paraíso do Tuiuti)

Comentários


bottom of page