A Estação Primeira de Mangueira já tem seu samba-enredo para o Rio Carnaval 2023. A parceria integrada pelos compositores Lequinho, Júnior Fionda, Gabriel Machado, Guilherme Sá e Paulinho Bandolim é a grande vencedora do concurso da Verde e Rosa.
Depois de três anos sem uma final na quadra, com a presença das torcidas, o Palácio do Samba ficou lotado para a grande festa da escolha do samba que cantará na Sapucaí, em 2023, o enredo “As Áfricas que a Bahia Canta”, desenvolvido pelos carnavalescos Guilherme Estevão e Annik Salmon. O tema apresentará as construções das visões de África na Bahia a partir de sua musicalidade e instituições carnavalescas negras. Destacará o protagonismo feminino nesse processo e as lutas contra intolerância, racismo e pelo fortalecimento da identidade afro-brasileira.
A presidenta da Mangueira, Guanayra Firmino, recebeu a diretoria da LIESA, que se fez representar com o presidente Jorge Perlingeiro, o vice-presidente e diretor Comercial, Hélio Motta, o diretor de Carnaval, Elmo José dos Santos, e o diretor de Marketing, Gabriel David. Também estiveram presentes os presidentes da Vila Isabel, Luiz Guimarães, e da Unidos do Viradouro, Marcelinho Calil, além do deputado estadual Francisco de Carvalho.
A obra de Lequinho e parceiros contagiou os mangueirenses desde o início das disputas e foi ovacionado após o anúncio oficial da escola, feito pela presidenta da Estação Primeira, já na madrugada deste domingo 09/10. “Estou muito feliz, pois tínhamos o sonho de unir as parcerias e de fazer um samba que agradasse nossos corações, e foi isso que conseguimos realizar”, destacou Lequinho, 11 vezes campeão na Verde e Rosa.
Presente na gravação do samba da parceria, a cantora baiana Margareth Menezes marcou presença na final. “É um momento muito especial para mim. Meu pai e minha mãe me ensinaram a amar a Mangueira desde criancinha, que é um reinado da nossa música brasileira, sempre exaltando a cultura da Bahia. Só tenho que agradecer a Mangueira”, disse Margareth.
Em seu primeiro ano como comandante da verde e rosa, Guanayra Firmino exaltou a participação de trinta sambas que se inscreveram para a disputa, o que, segundo ela, ressalta a credibilidade no trabalho que vem sendo realizado por sua administração e a força do enredo que a agremiação apresentará no próximo carnaval.
Programação das Finalíssimas
- 09/10 - Vila Isabel
- 11/10 - Salgueiro
- 14/10 - Portela
- 15/10 - Império Serrano
- 16/10 - Viradouro
- 17/10 - Imperatriz
- 20/10 - Beija-Flor
- 21/10 - Grande Rio
- 22/10 - Unidos da Tijuca
- 23/10 - Mocidade
(Com informações da Assessoria de Imprensa da Mangueira – Fotos Thiago Mattos/Divulgação; Henrique Matos e Maria Zilda Matos/LIESA)
Komentarze