top of page

LIESA e Fecomércio RJ entram para o Guiness Book com o Maior Evento de Reciclagem do Mundo

Atualizado: 1 de mar. de 2023


Na noite de aclamação das grandes vencedoras do Rio Carnaval 2023, a LIESA também foi premiada e agora faz parte do seleto grupo de recordistas do Guiness Book.

A cerimônia aconteceu na noite deste Sábado, 25 de fevereiro, momentos antes dos desfiles de reapresentação das seis primeiras colocadas no Carnaval 2023.



A adjudicadora oficial do Guiness World Records, Camila Borenstain, entregou aos presidentes da LIESA, Jorge Perlingeiro, e da Fecomércio do Rio de Janeiro, Antônio Florêncio de Queiroz Jr, o certificado oficial do título de Maior Evento de Reciclagem do Mundo.





LIESA, Fecomércio RJ e Secretaria Estadual de Ambiente e Sustentabilidade firmaram parceria para a realização do Projeto Recicla Sapucaí, que promoveu a coleta da marca histórica de 10 toneladas de latas de alumínio. Para o recolhimento das embalagens recicláveis, o Projeto envolveu uma força-tarefa de 110 catadores e 15 máquinas de reciclagem da Comlurb ao longo de seis dias de eventos carnavalescos na Marquês de Sapucaí. O Vice-presidente e diretor Comercial da LIESA, Hélio Mota, foi o responsável direto pela participação da Entidade no Projeto de Sustentabilidade.





Logo após a cerimônia, modelos usando fantasias confeccionadas com diversos produtos recicláveis desfilaram, seguidas por diversas “alas” formadas por garis da Coimlurb, recebendo o aplauso da plateia.

Antes da cerimônia do Guiness, já haviam desfilado os sambistas da Embaixadores da Alegria, Escola de Samba integrada por centenas de pessoas com deficiência, entre elas uma ala de cadeirantes que fazem parte do Projeto Lei Seca, do Detran-RJ.


Zé Gotinha dá início à campanha de vacinação


O Zé Gotinha, personagem que incentiva a vacinação no Brasil, abiu o Desfile das Campeãs no Rio. Ele foi acompanhado pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, e por outros membros da pasta.


A presença do Zé Gotinha no Carnaval carioca marcou o início do Movimento Nacional pela Vacinação, que será oficialmente lançado por Nísia e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta segunda-feira, 27.


De acordo com o ministério, "a iniciativa prevê ações para ampliar as coberturas de todas as vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS)".

Nesta primeira etapa, o Brasil inicia a imunização contra a Covid-19 com a vacina bivalente da Pfizer, que melhora a imunidade contra o coronavírus da cepa original e também contra a variante Ômicron.

Inicialmente, apenas pessoas de grupos de risco vão receber a vacina bivalente, como idosos acima de 70 anos de idade, imunocomprometidos, indígenas, ribeirinhos e quilombolas.


Além da Covid-19, o Movimento Nacional pela Vacinação também visa incentivar a imunização a outras doenças. "A mobilização vai unir o Brasil na missão de retomar as altas coberturas vacinais que já foram motivo de orgulho para o país", afirmou o ministério.


A grande e merecida Festa da Vitória


Sambódromo estava completamente lotado, batendo recorde de público pela terceira noite consecutiva nos desfiles oficiais do Grupo Especial, as seis primeiras colocadas do Rio Carnaval 2023 voltaram à Passarela para receber o carinho da plateia.


Com seus contingentes completos, componentes fantasiados e todas as alegorias apresentadas nos desfiles “para valer”, as seis Agremiações fizeram uma grande festa. Desfilaram, pela ordem: Acadêmicos do Grande Rio (sexta colocada), Estação Primeira de Mangueira (quinta), Beija-Flor de Nilópolis (quarta), Unidos de Vila Isabel (terceira), Unidos do Viradouro (vice-campeã) e a campeoníssima Imperatriz Leopoldinense, após um jejum de 22 anos sem títulos no Grupo Especial.



コメント


bottom of page