MENU

Guia do Carnaval do Rio

O que é Carnaval

O Carnaval no Brasil é celebrado durante cinco dias, de sexta-feira até a terça seguinte, conhecida como Terça-Feira Gorda, um dia antes do início da Quaresma. Derivado de “Carne Vale”, o termo Carnaval quer dizer “Adeus à carne”, em referência ao período de 40 dias antes da Páscoa, em que que as pessoas deveriam se abster do consumo de carne, bebidas alcoólicas e outros prazeres mundanos. Com isso, a folia serve como um última semana de festas antes da abstinência que vem a seguir.

A data exata do Carnaval muda a cada ano, de acordo com o calendário da Igreja. A Páscoa é determinada pela Lua e geralmente cai entre 22 de março e 25 de abril. Chega-se a ela por uma fórmula feita pelo Conselho de Nicéa em 325 a.C.

A extravagância desmedida dos tempos antigos foi tomando ares de festivais em vários lugares do mundo ao longo dos séculos. E não há como negar que o Carnaval do Rio é a forma mais evoluída da festa, transformado no maior espetáculo da Terra, transmitido a milhões de telespectadores ao redor do mundo.