MENU

Guia do Carnaval do Rio

Ensaios técnicos

Os ensaios técnicos são uma oportunidade para as escolas de samba testarem simularem o desfile no próprio Sambódromo. Quase tão populares quanto o evento principal, as prévias começam em janeiro, com entrada gratuita, e servem para testar o andamento e o desempenho do samba, contagiar os componentes e mostrar a força da escola para sua comunidade. 

Funciona como um ensaio geral. As escolas preparam os segmentos de forma separada em suas quadras. Mais perto do Carnaval, organizam eventos na rua, para empolgar a comunidade do bairro e ensaiar harmonia e evolução.

A passagem pela Avenida é o último aperitivo para o grande público, que comparece em peso para apoiar a escola. Embora não haja fantasias, é uma ótima maneira de entrar no clima para o Carnaval, conferindo algumas coreografias, o samba e as bossas das baterias.

O último ensaio é o mais espetacular, com os sistema de som e luzes já a postos para os desfiles. A escola campeã do ano anterior é a convidada para a passagem,  logo após a tradicional lavagem do Sambódromo, cerimônia ecumênica realizada para desejar boas energias aos sambistas no Carnaval.

Em função dos problemas orçamentários enfrentados pelas escolas de samba cariocas neste ano, os ensaios técnicos estão suspensos até segunda ordem.